
Como falar do rádio e não pensar em Repórter Esso?
Foi o primeiro noticiário histórico do rádio, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio. Foi o primeiro no Brasil, comandado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Seus principais locutores foram Gontijo Teodoro, Luís Jatobá e Heron Domingues.
Sua primeira transição no rádio foi dia 28 de agosto de 1941, especializado em divulgar, notícias ligadas ao modo de vida americana da época, traziam ainda a evolução da guerra em todas as partes do planeta.
O Repórter Esso fez uma ampla cobertura da Guerra da Coréia em 1950. Além das guerras, o programa radiofônico dava ênfase às notícias de autoridades, notáveis, estrelas e astros de cinema e feitos científicos norte-americanos. Com exclusividade noticiou o suicídio de Getúlio Vargas em 1954.
Em 1957 informou com grande ênfase a explosão da primeira Bomba de Hidrogênio estadunidense. Em 1959 informou que Fidel Castro vencera a Revolução Cubana, reforçando o avanço do perigo comunista na América Latina. O programa Repórter Esso terminou suas transmissões no dia 31 de dezembro de 1968, na Rádio Globo do Rio de Janeiro. Já a versão televisiva, entrou no ar dia 1 de abril de 1952 e após muitos anos no ar bastante prejudicado pela censura, encerrando na TV TUPI do Rio de Janeiro, em 31 de dezembro de 1970.